A idéia por traz da informação

22fev11

Os meios de informações possuem o poder de influenciar o comportamento de seus leitores, telespectadores e ouvintes e o faz de acordo com seus interesses. Nos primórdios o jornalismo deveria ser imparcial e somente fornecer a informação, enquanto quem persuadia o consumidor para comprar era a publicidade. Atualmente os dois vêm andando juntos, pois as empresas que patrocinam os jornais faz com eles fiquem do seu lado, assumam o seu ponto de vista e conseqüentemente persuada o leitor para assumir este ponto de vista também.
A informação é conduzida e deixa em foco o que é de interesse do jornal que os leitores saibam e percebam. Conhecem exatamente o público para quem vai escrever, a linguagem que deve ser utilizada, a forma com que eles vão aceitar e acatar a notícia. Tudo é extremamente pensado e planejado. Comparações de casos diferentes são feitas para que o julguem como igual; deixam notícias no mesmo quadro ou próximas para o leitor fazer ligações, isto quando não interligam por si; abusam das imagens e do sentimentalismo humano. Tudo para fazer com que o leitor seja manipulado e tenham idéias da forma com que os jornais querem que tenham.
Sim, eles usam mascaras, não é tudo transparente e cada um tem o seu próprio lado, não são imparciais.
Cabe ao leitor não só ler a informação, como também interpreta-la e julga-la de acordo com seus próprios valores e assim aceitar ou não a idéia por traz da informação.

Giovanna Offer



2 Responses to “A idéia por traz da informação”

  1. 1 Teteu Farro

    aeeee voltou a postar *-*

  2. 2 Aldenise Dias

    E oq é mais importante, seguir os seus valores e lutar pelo q acredita, ou se “deixar levar” (as vezes pela sobrevivencia) pelo sistema e “vencer na vida”? E como esperar interpretação e julgamente de semialfabetizados (mesmo aqueles q terminaram o ensino basico) e acomodados? Estamos longe de entender essa teia social e politica.

    Oiiiiiiiiiii Gih, eu estou com saudades e a ultima coisa q farei é desistir, desde q exista um “Oi” lá estarei eu, desculpe a demora. Mew, cadê? O blog é seu grande meio de experimentar e a senhorita demora este tanto pra postar de novo… não tem desculpa como leitora, quase fiel, estou mto feliz de ler outro post seu. \o/ Beijos DÊ


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: