Trabalho para que?

18ago10

A força do trabalho move o mundo. É com ele que o ser humano se sente útil em âmbito geral e procura alguns dos significados da vida. Quando se há trabalho, a economia funciona e tudo flui.
No mundo atual capitalista a preocupação não é o sobreviver, plantar e colher. É o viver, produzir e consumir. Os humanos estão cada vez mais alienados e escravizados. Escravizados pelo próprio sistema, se tornando humanóides, robóticos.
Dentro de uma empresa, por exemplo, a lei de Maquiavel, O Príncipe, é muitas vezes utilizada. Um passa por cima do outro, sem maiores problemas e preocupações, para se obter o que quer: o poder. O ter muito dinheiro, mais do que se é necessário, para consumir. Alguns têm muito e outros, muito pouco.
O mercado de trabalho em si é altamente concorrido e competitivo. Nem todas as pessoas conseguem estar dentro desta “força que move o mundo” e isto gera problemas como um todo, desde a falta de recursos para sobreviver e problemas psicológicos desta pessoa até problemas para a sociedade em modo geral. A exclusão social está presente no cotidiano, infelizmente. Paralelo a ela está o preconceito. Por lei não deveria haver distinção de sexo. Quando se faz o mesmo trabalho, deve ganhar o mesmo salário. Na pratica não é exatamente assim que acontece e tudo nos leva a ver que o humano está tendo menos valor do que a sua própria criação.
Mas, como vivemos dentro deste sistema cabe a nós usufruir desta liberdade que nos é dada, com moderação. Não esquecer que o ser é mais importante do que o poder. Enquadremos-nos então no mundo e nesta força que o move, o trabalho. Trabalho é essencial: para mente, para corpo e para sobreviver, ou viver.

Giovanna Arruda



One Response to “Trabalho para que?”

  1. realmente, o mundo gira em torno do trabalho, que traz consequentemente um assunto que você já tratou aqui, a correria do dia a dia…
    o capitalismo, esse sim eu acredito que é o parceiro, de qualquer um, mesmo que não queira e que o odeie…
    sinceramente, eu gosto desse sistema, o capitalismo pra mim é essencial e tenho certeza que se um dia o sistema mundial mudar, pra mim vai ser difícil de me adaptar.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: