Graffiti

22jul10

O graffiti é um movimento artístico que utiliza o meio urbano para se expressar. Aborda criticas à varias questões da sociedade, como a liberdade de expressão, problemas sociais, criticas políticas e a relação entre o público e o privado.

Banksy:
Fez seus stencils e foi imediatamente reconhecíveis pelo grande público mas, a despeito disso, seu nome verdadeiro, ano de nascimento e cidade natal permanecem um mistério.
Suas criticas vão desde a repressão ao homosexualismo, passando pela cultura de fabricação de guerras para fins lucrativos, exploração do trabalho infantil e cultura do consumismo até os problemas ambientais, como o aquecimento global.

Os gemeos:
São uma dupla de irmãos gêmeos do Brasil, cujos nomes reais são Gustavo e Otávio Pandolfo. Tiveram a oportunidade de realizar exposições em diversas galerias por todo o mundo, em que se destacam a MIS (Museu da Imagem e Som de São Paulo), Luggage Store (em São Francisco) e a mais vistosa foi na galeria de Deitch Projects, em Nova Iorque.
Da imaginação duplamente ligada por estes dois irmãos, surgiu um universo ao qual deram o nome de “Tritrez”.
Na sua biografia, há um parágrafo que explica bem do que se trata este universo paralelo de suas mentes:
O mundo encantado em que vivem todos os seus personagens e que funciona como a janela da alma única dos irmãos gémeos é repleto de uma mistura harmoniosa entre realismo e ficção. Suas histórias dançam entre dois importantes pilares. O olhar sonhador que possibilita a materialização de um mundo cheio de fantasias e suas críticas incisivas sobre as dificuldades enfrentadas por tantos cidadãos espalhados pelo mundo, vitimas de um modelo socioeconómico que se encontra em grande transformação. Dessa união nascem obras que invocam um universo lírico e criações que mesclam ambas projecções, como se os próprios personagens mágicos criticassem com olhos inocentes toda a discrepância que existe nesta sociedade. (Adaptado).
Para quem quiser baixar deixo aqui o link da revista URBS com uma entrevista magnífica feita com Os gemeos e a opnião deles sobre a ‘repressão’ da cidade de São Paulo contra o grafite. http://www.vivaocentro.org.br/publicacoes/urbs/urbs43.htm

São Paulo – Vila Madalena:
No bairro da Vila madalena, zona sul de São Paulo, chama a atenção de quem passa por ali. Existem graffites no bairro inteiro e principalmente na viela do batman como ficou conhecida. Os desenhos são trocados esporadicamente e é difícil achar um pedaço de parede em branco.
É um belo contraste e uma galeria a céu aberto.

Pesquisa por Giovanna Arruda



6 Responses to “Graffiti”

  1. muito interessante…
    as obras do Banksy são as que eu achei melhores, não teve uma que eu não gostei das obras dele =)

  2. As intervenções do Banksy são super fodas, sempre amei os trabalhos dele. Os graffitis dos gemeos também são muito bons, sempre aquelas coisas GIGANTESCAS e coloridas 😀

  3. EU AMO OS GEMEOS, amo mesmo! Ótimo post.

  4. 4 Diandra Lopes

    Muito bom o post!

    Nossa , o Banksy é incrível,o cara faz umas criações totalmente lindas..Me apaixonei pela arte do stencil por causa dos trabalhos dele.Digo igualmente dos gêmeos!

  5. muito importante ..
    mais tinha q ter mais coisas para esplica melhor…
    e o nome do saite..
    muito bom..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: