Vertentes da verdade

29jun10

A imagem que as pessoas criam de determinados fatos é condizente com o tipo da informação que ela adquiriu. Mas, muitas vezes, não sabe que essa informação pode ter sido alterada em alguns aspectos para levá-la a ter a imagem que as fontes de informações queriam.
As fontes de informações podem manipular ao ponto de poder criar heróis, vilões, crises, celebridades e praticamente tudo que estiver de acordo com os seus interesses. Com eles estão o monopólio da verdade e ninguém o contesta.
A mídia passa a querer ter o poder da manipulação das noticias. Pode ser conseguido de determinadas formas, como levar a atenção para certo tema esquecendo de outro; valorizar um dos lados dos envolvidos; apresentar as idéias como justa, repleta de valores e mais outras tantos métodos.
Um exemplo é o comercial da Folha de São Paulo onde começa se referindo a um homem que pegou o mercado destruído, recuperou sua economia, fez os lucros das empresas dobrarem e gostava de arte e música. Leva ao ouvinte só as informações boas deste homem e faz ele acreditar nisto. Em seguida diz o nome deste homem: Adolf Hitler.
O nome em si já carrega imagens e valores e aciona na memória tudo o que Hitler já fez – de ruim para o mundo. A propaganda termina dizendo que é possível contar um monte de mentiras dizendo somente a verdade. Desmascara então o método de manipulação que usou no primeiro momento e afirma que outros jornais costumam utilizar esta mesma tática.
Os fatos transformados em noticias podem ser uma brincadeira de verdades e mentiras, onde leva o leitor de maneira eficiente a acreditar no que se é exposto.
Mas cabe a nós leitores, quando percebermos que a mídia está tentando nos levar para certo lado, procurar na própria mídia por fatos que o comprovem.
Com o que foi visto, lido, pesquisado, entendido e julgado com nossos valores, finalmente criaremos nossas imagens pessoais.

Giovanna Arruda
_

Link do vídeo da Folha de São Paulo http://www.youtube.com/watch?v=nd9R7ZxhjJ8



No Responses Yet to “Vertentes da verdade”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: