Vestibulares de Universidades Públicas

22jun10

As Universidades Públicas não federais não utilizam outros meios como critério de seleção para estudantes que pretendem ingressar em seus respectivos cursos.
Vejamos algumas Universidades de São Pauloe seus vestibulares:

– USP

Inscrição: de 27 de agosto a 10 de setembro.
Primeira fase: 28 de novembro.
Segunda fase: de 9 a 11 de janeiro de 2011.

Formato do Exame:

O exame é aplicado em duas fases distintas. A prova da primeira fase contém 90 questões alternativas sobre as seguintes disciplinas: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia e Inglês, além de ter algumas questões interdisciplinares. Mediante a nota obtida no exame da primeira fase, o candidato poderá ou não passar para a segunda. A segunda fase é composta por três provas analítico-expositivas, sendo a primeira de Português e Redação; a segunda sobre História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês; e a terceira sobre duas ou três disciplinas relacionadas a carreira escolhida.

O que é o INCLUSP?

É o Programa de Inclusão Social da USP que favorece o ingresso de estudantes do ensino médio provindos de escolas públicas por meio de acréscimo de 3% nas notas da 1° e 2° fase do vestibular.

– UNICAMP

Inscrição: de 23 de agosto a 8 de outubro.
Primeira fase: 21 de novembro.
Segunda fase: de 16 a 18 de janeiro de 2011.

Formato do Exame:

Novo formato de provas aprimora o Vestibular Nacional Unicamp e começam a valer a partir do vestibular 2011.

Primeira fase:
A avaliação da escrita na Prova de Redação será ampliada: o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. Até o ano passado (Vestibular Nacional Unicamp 2010), seleciona uma de três propostas e prepara apenas um texto. Essa prova volta a ser corrigida para todos os candidatos, independentemente dos pontos alcançados na Prova de Questões, e seu peso continua valendo 50% da nota da primeira fase do vestibular da Unicamp.
Além da mudança na Prova de Redação, a Prova de Questões também muda: o número de questões a serem respondidas pelos candidatos passa de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha que são: Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Artes, Biologia, Física e Química. O tempo de duração da prova da primeira fase passa de 4 para 5 horas.

O Enem continua a participar com 20% da nota da primeira fase, porém passa a ser de uso obrigatório a todos os candidatos do Vestibular Unicamp.

Segunda fase: Serão aplicadas 3 provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos, com quatro horas a cada dia sendo: I – Português, Literatura e Matemática; II – Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Artes, e Inglês; III – Biologia, Física, Química

Provas de Aptidão: Mantêm-se inalterados os formatos das Provas de Aptidão, que passam a ser denominadas Provas de Habilidades Específicas, tradicionalmente realizadas após a segunda fase.

O que é o PAAIS?

Mantêm-se inalterados os formatos das Provas de Aptidão, que passam a ser denominadas Provas de Habilidades Específicas, tradicionalmente realizadas após a segunda fase.

Quem pode participar?

Todos os estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira de ensino. A participação no programa é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição no vestibular.

Como funciona?

Os estudantes que optarem pelo PAAIS na inscrição para o vestibular receberão automaticamente 30 pontos a mais na nota final, ou seja, após a segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas terão, além dos 30 pontos adicionais, mais 10 pontos acrescidos à nota final.

– UNESP

Inscrição: não definido

Formato do Exame:
O exame é composto por duas fases.
Primeira fase há uma prova de conhecimentos gerais de 90 questões alternativas com conhecimentos gerais e, na segunda fase, uma prova de conhecimentos específicos em Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, de 36 questões discursivas e uma redação.
Alguns cursos são necessários provas de habilidades.
A nota do Enem será utilizada nos cálculos finais.

– FATECs

Inscrição: não definido

Formato do Exame: A prova será constituída por uma redação e por 54 questões alternativas, sendo 6 questões de cada uma das disciplinas a seguir relacionadas: Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Inglês, Português e 6 questões multidisciplinares envolvendo raciocínio lógico.
Foram atribuídas ponderações diferentes para os nove conjuntos de questões de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Inglês, Português e Multidisciplinar, sendo que sete conjuntos terão peso 1 (um) e dois terão peso 2 (dois), segundo o eixo tecnológico do curso escolhido pelo candidato.
A nota do Enem será utilizada nos cálculos finais.

FATECs tem Sistema de Pontuação Acrescida?

Sim. Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:
I – três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.
II – dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar os o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.
III – treze por cento (13%) para candidato que atender cumulativamente os itens I e II – “afrodescendência” e “escolaridade pública”

Sites úteis:

Sobre a USP: http://www4.usp.br
Sobre FUVEST: http://www.fuvest.br/index.html
Sobre UNICAMP: http://www.comvest.unicamp.br
Sobre a UNESP: http://www.unesp.br
Sobre a FATEC: http://www.fatecsp.br

Pesquisa por Giovanna Arruda



One Response to “Vestibulares de Universidades Públicas”

  1. aiim odeio vestibular D:
    só q o foda eh q eh necessário :X


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: