Conviver com o diferente

18jun10

Cada ser humano tem sua característica que o faz diferente dos demais. Seja a cor e corte do cabelo, seja o gostar de algo que ninguém conhece ou mesmo uma idéia só sua. Somos todos únicos.
Nós, seres únicos, geramos uma concepção do que é normal ou anormal, legal ou chato, diferente ou igual, lucidez ou loucura e outros tantos opostos de acordo com as influencias do lugar onde vivemos sua formação, grupo de amizades, os conhecimentos ensinados pela família e também do que já é do nosso próprio ser.
Com as idéias formadas do que nos agrada ou não, tendemos a nos relacionar com nossos semelhantes, onde geramos tribos. Os integrantes de uma tribo geralmente possuem os mesmos gostos e pensamentos sobre o que é diferente para eles – mesmo sendo os mais diferentes dentro da sociedade. Torna-se um desafio para as tribos que são opostas conviverem em harmonia, pois o preconceito já está lá, antes mesmo do conhecimento. Isto pode vir a gerar desentendimentos e ataques de seres humanos contra seres humanos por não saber conviver com o diferente de si.
Temos que nos lembrar então que semelhantes ou diferentes somos todos peças essenciais da sociedade, pois a diversidade cultural é de extrema importância e tem que ser considerada e tratada como tal.
Milhares de olhares, situações, vibrações e pensamentos são únicos de cada ser e devemos saber compreende-los e quem sabe até mesmo apreciá-los, cada um com sua forma individual – assim como tudo.

Giovanna Arruda



2 Responses to “Conviver com o diferente”

  1. Eu acho sim que é uma dissertação, pois tem início, meio, fim. É coeso, as ideias entre os parágrafos estão totalmente ligadas. E o tema é ótimo, você dissertou muito bem sobre ele. Adorei seu texto, Giovanna. O diferente deve ser respeitado, porque, como você disse, cada um é diferente do outro.

  2. Se todos fossem iguais, não teria graça alguma! Temos que aceitar cada um com defeitos, qualidades, características, e diferenças.
    Adorei demais sua dissertação, mesmo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: