Faz parte da cidade

27maio10

Ruas e avenidas; casas e carros; praças com campos de futebol e parques. Vielas; barracos sendo construídas morro a cima – com materiais encontrados pelo próprio morador; violência e solidariedade. Bairros e favelas. Semelhantes e diferentes, todos encontrados em um mesmo lugar: a cidade.
Vidas vividas e não vividas; vidas que se cruzam e se separam; vidas que começam e que acabam. Pessoas que vão e voltam; que votam; que não olham. Empresários e trabalhadores andam enxergando menos o mundo que os cercam, cegos para a desigualdade e para a arte.
O contato humano a cada dia que passa fica mais restrito. Tenho para comigo o exemplo nítido do metrô. Pessoas se encostam e é como se estivesse esbarrando em um animal violento, que está pronto para atacar a qualquer momento; pedidos de desculpas com ar de medo. Ao mesmo tempo em que estão mais próximos, estão cada vez mais longe. Encontra-se em seus respectivos universos particulares, ignorando o fato de terem outras pessoas presentes. Pessoas iguais, cegas iguais com medos iguais.
Vivem suas vidas com suas famílias isoladas, usufruem do comércio, fazem parte do movimento, mas não da melhoria da cidade. Cidade a qual nem se lembram e nem se dão conta que és sua, também.

Giovanna Arruda

Texto baseado no recorte: “A cidade é o lugar da vida, espaço físico no qual acontecem encontros, negociações, tensões num dinamismo permanentemente de criação e transformação.”



6 Responses to “Faz parte da cidade”

  1. Maravilhoso esse texto e a forma como ela nos faz pensar sobre como a gente realmente eh um bando de merda HUSHAUSHAUHSA.
    ehh gika, a situação do metro ao esbarra em algueim e pedir desculpas com cara de medo eu com certeza jah presenciei rs–
    bgs o texto tah mto oom viu, t amuh ;*

  2. Por muitos motivos, prefiro o campo.

  3. 3 Athus

    É assim que é e assim que vai ser. Cientistas querendo criar robôs, quando na verdade quem está se tornando somos nós. É triste, porém real.

  4. Esse texto (obviamente) é meio que “tudo” que meu amado professor de sociologia insistentemente repetia toda vez que o assunto era cidade; curso enfermagem, tô no terceiro semestre, e você?

  5. A sociedade prevalece sobre o indivíduo, como dizia Durkheim. Todo mundo anda com muita pressa hoje em dia…

  6. 6 Agnes

    Realmente …


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: