Diferença: Enem, ProUni, SISU, Fies.

22jun10

As inscrições do Enem começa hoje nesta segunda-feira (21) e vai até dia 9 de julho.
As inscrições para o Enem 2010 devem ser feitas pela Internet. A taxa de inscrição é de R$ 35, mas alunos de escolas públicas são isentos. Candidatos que declararem ser membros de família de baixa renda ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção da taxa. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo o País.

O que é o Enem?

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio busca avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, estando aptos à participação no exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Para o que é utilizado?

É utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no ProUni e seu resultado pode ser usado como critério de seleção para o ingresso no Ensino Superior, em Universidades públicas ou privadas.

Qual o formato do exame?

O exame é composto pos testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação): ciências humanas; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Cada grupo de testes é composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A redação deve ser estruturada a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política na forma de texto denominada de dissertativo-argumentativo.

O que é o SiSU?

É o Sistema de Seleção Unificada.
Informatizado e gerado pelo MEC no qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes, exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Os interessados devem se candidatar, exclusivamente, pelo site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Como funciona o SiSU?

O estudante poderá se inscrever em até dois cursos, elegendo sua primeira opção. Durante o período de inscrição (não definido), o candidato pode alterar suas escolhas se perceber que tem mais chances de passar em alguma outra instituição ou curso diferente do que escolheu inicialmente. Ou seja, pode modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.
Ao final das inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Quem for aprovado para sua primeira opção é automaticamente retirado do sistema. Já o estudante que for selecionado para sua segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos cursos escolhidos poderá permanecer em uma lista de espera. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

- Enem e Universidades Federais

As Universidades Federai possuem autonomia e podem optar entre quatro diferentes modalidades de utilização dos resultados do exame.
Vejamos a forma eleita pelas Universidades Federais de São Paulo:

- UNIFESP

Adota o Enem como fase única para alguns cursos e para preenchmento de vagas remanescentes.

- UFABC

Adota o Enem como fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

– UFSCAR

Adota o Enem como fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.

O que é o ProUni?

ProUni tem como objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em Faculdades e Universidades particulares, de educação superior. É Dirigido aos estudantes do ensino médio de rede pública ou de rede particular na condição de bolsistas integrais.
Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
É importante ressaltar que os resultados do ENEM são considerados a base para a classificação do ProUni.

O que é o Fies?

Programa criado pelo governo de financiamento estudantil, destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação.

Quem pode participar do Fies?

Alunos que estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas que sejam cadastradas no Fies e possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

- Fies no ProUni

O Fies concede financiamento também aos estudantes selecionados pelo ProUni, regularmente matriculados em cursos de graduação, para recebimento da bolsa parcial de 50%. O Fies pode ser utilizado por esses estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do Fies, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.

Sites úteis:

Sobre ENEM: http://www.enem.inep.gov.br/index.php
Sobre ProUni: http://prouniportal.mec.gov.br
Sobre a UNIFESP: http://www.unifesp.br
Sobre a UFABC: http://www.ufabc.edu.br
Sobre a UFSCAR: http://www2.ufscar.br/home/index.php
Sobre o FIES: http://www3.caixa.gov.br/fies
Sobre o SISU: http://sisu.mec.gov.br/index.html

Pesquisa por Giovanna Arruda

About these ads


One Response to “Diferença: Enem, ProUni, SISU, Fies.”


  1. 1 Tweets that mention Diferença: Enem, ProUni, SISU, Fies. « Experimentamente -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: